Rensacer
Hoje é quarta-feira, dia 13 de maio de 2026.
Decidi-me a voltar aqui e escrever algumas palavras. São palavras que sinto e que me fazem pensar, porque é assim.É assim que a vida se desenvolve e vai continuando em frente.
Cansei de não fazer nada; quero mudar de vida, pois estou cansado desta vida que tenho vivido ou que me tem vivido.
Tenho que fazer algo que mude este estado em que me encontro e me faça ultrapassar esta situação.
Desde a minha infância, tenho sido obrigado a seguir certos caminhos e não os que escolhi. Na escola, havia dias certos para praticar as atividades. Ensinaram-me que quando os professores diziam algo eu tinha de obedecer e não questionar. Aprendi que havia apenas uma resposta para os problemas e precisava seguir alguns passos para chegar a ela.
Precisei de entrar na universidade, havia alguns privilegiados, que me fizeram sentir mal, mas lá fui conseguindo porque estava habilitado e com inteligência fui conseguindo
Garanti alguma estabilidade. Comecei a trabalhar. Trabalhei bem para não ser posto na rua.
Passados muitos anos, reformei-me com uma miséria de reforma que consegui depois de tantos anos de trabalho, em que engoli sapos e sofri abusos não legitimados, tudo para poder beneficiar de uma reforma.
Agora, quase com 70 anos de idade, praticamente estou a chegar ao fim do caminho. Se passei bem por todas as etapas que surgiram. Aproveito. Venci.
Não tenho muita saúde,porque trabalhei como um escravo, talvez não tenha tempo para aproveitar a vida que me falta viver, porque neste momento estou muito mal.
Não guardei dinheiro. Mas vou tentar seguir em frente, seguindo as regras e achando-me um vencedor.
A vida não pode ser assim. Estou cansado e lembro-me das contas que têm que ser pagas no fim do mês. E ignore esta voz, não pense nisso, volte, mas é trabalhar. Assim fiz até ao dia a dia em que disse para comigo: estou cansado. Tenho que mudar a minha vida!
Comecei a mudar e a buscar respostas. Passei a ler mais e iniciei um blog.
Mas o mais significativo é que consegui pensar sobre a vida louca que levava. Estas verdades foram construídas com ajuda dos livros que li. Este é o meu caminho atual e quero segui-lo com determinação.
E A Vida Continuou
Os dias foram passando; passou uma semana, um mês, finalmente, o fim de ano. A animação tomou conta de mim, embriagou-me com todo o frenesim. Até que enfim chegou o fim de semana.
Foram tempos cansativos, em que só pensava em descansar, acordar tarde descontrair e ver o dia sumir.
Nada mudava, então percebi que o descanso não chegava para eu melhorar a minha situação. Mas como melhorar a minha vida?
Existe um mundo diferente para descobrir. A verdade é que não posso sentir-me tão distante da realidade; tenho que mudar, pois só mudando posso alcançar os meus objectivos e ser feliz. Penso em como seria difícil tomar decisões sem deter o poder.
A educação existe para os mais ricos, para os quais os donos das fábricas precisam de mão de obra qualificada como força de trabalho.
Siga as regras, aprenda uma profissão e cumpra a sua função. Com o tempo vai ficar bom nisso.
Nas empresas não se podem fazer perguntas. Questionar o chefe é motivo de despedimento. É melhor fazer errado do que questionar.
Se quiser dar-se bem neste mundo, não questione.
Um Novo Dia
Um novo dia começa quando o despertador toca, me levanto meio assustado e ainda a dormir.
Meio a dormir, fui fazer o café da manhã, ainda nem despertei direito. Abri o frigorífico e esqueci o que estava a procurar.
Comi alguma coisa depressa, arrumei-me e preparei-me para mais um dia. Na hora de sair, não sei se fechei a porta e preciso de voltar para averificar. A caminho do trabalho, me lembro de que tinha uma conta antiga para pagar.
Comecei, mas tinha tanta coisa na cabeça que me perdi em pensamentos. Fui falar com um colega acerca de um projeto; com tanta coisa na cabeça, perdi a linha de pensamento.
Preciso me concentrar para entregar o trabalho que estou a fazer, mas o ruído em volta casa distração. No final do dia, a cabeça está a estoirar.
Quero sentar e desligar a mente. A caminho de casa, as minhas pálpebras começam a tremer, sensação que não passa e me deixa irritado. Em casa, cansado, não consegui fazer nada além do essencial, comer e tomar banho e depois dormir.
Fui para a cama sem energia e acordei no outro dia com o tocar do despertador.
Tenho que pensar em como mudar de vida, quero me soltar, quero andar a outra velocidade, quero ser livre.
Comentários
Enviar um comentário