Aumentar A Legibilidade

Aumentar a legibilidade. Um texto tem muita alta legibilidade: Lê-se com facilidade, um escrito com pouca ou baixa legibilidade: tem mais dificuldades de comprensão.


 Como você faz
1. Buscar modelos:
a) Antes de começar a escrever, sempre procuro e leio textos similares aos que terei que escrever.
b) algumas vezes procuro modelos, quando tenho que escrever algum tipo de texto que não conheço muito.

2. Pensar nos meus leitores:
a) Penso nos leitores do meu texto durante todo o processo de escrita.

3. Procurar ideias no começo:
a) Aponto as ideias como elas me ocorrem.

4. Fazer rascunhos:
a) Faço vários rascunhos que corrijo várias vezes, segundo a dificuldade do texto.

5. Fazer planmose esquemas e modificá-los: 
a) Sempre faço vários esquemas e planos do texto e acostumei-me a modificá-los enquanto escrevo, porque me ocorrem ideias novas.

6. Ler enquanto escrevo:
a) Sempre faço muitas pausas enquanto escrevo, para ler várias vezes cada fragmento escrito.

7. Verificar a forna eo conteúdo:
a) Verifico tanto a forma como o conteúdo.

8. Escrever uma ideia:
a) Algumas vezes reescrevo uma oração, que ainda não gosto da primeira versão.

9. Escrever em circunstâncias diferentes:
a) Sempre sigo os mesmos passos durante a produção da composição: gerar e ordenar ideias, escrevo-as e verifuque-as.

10. Consultar manuais:
a) Consulto várias vezes estes manuais e sempre verifico a correção com os programas de computador.


Comentários

Mensagens populares